Compartilhe

A competição terá a presença de torcedores, mas quem for ao estádio precisa estar vacinado e ir de máscara. A pandemia não acabou todo cuidado é pouco.

Várias estrelas do futebol europeu estarão em campo como, o craque português, Cristiano Ronaldo, o espanhol, Sérgio Ramos, entre outros que darão um aperitivo ao mundo do futebol.

Eurocopa começa nesta sexta-feira Foto/Divulgação

A abertura será na Itália as 16 horas contra a Turquia
Um pouco mais sobre a história da Eurocopa
Com o surgimento da UEFA (União Européia de Futebol Associado), em 1954, e o “impulso” do Jornal francês L´Equipe, que propôs uma competição eliminatória, em jogos de ida e volta e com jogos a se realizar durante a semana, á noite.

O principal apoio francês por um torneio dessa natureza veio de Henri Delaunay, primeiro Secretário-Geral da UEFA e antigo secretário-geral da Federação Francesa de Futebol. Em 1927, Delaunay propôs à FIFA, juntamente com o austríaco Hugo Meisl, a criação de uma Taça da Europa, a ser disputada paralelamente à Copa do Mundo, e que seria realizada a cada dois anos.

Delaunay escreveu, após a assembleia inaugural da UEFA em Basileia, em 1954, que a ideia era promover uma competição aberta a todas as federações europeias. Afirmou que um comité composto por três membros teria a responsabilidade de analisar este difícil problema. Delaunay insistiu ainda que a competição “não deveria levar a um número infinito de jogos”, nem deveria interferir na Copa do Mundo e que os participantes não deveriam ser obrigados a encontrar sempre os mesmos adversários no mesmo grupo.

Após a morte de Henri Delaunay, em 1955, o seu filho Pierre juntou-se aos jornalistas franceses na luta pelo início da Taça das Nações Europeias. Pierre Delaunay foi subsequentemente nomeado secretário do Comité de Organização da Taça das Nações Europeias e pôde, portanto, observar de perto o nascimento da competição que o seu pai tanto desejara. Depois do acordo para levarem adiante o torneio, a nova competição recebeu o nome de Taça Henri Delaunay, em reconhecimento dos seus extraordinários serviços à causa do futebol europeu.

O torneio inaugural teve a participação de cerca de metade das federações filiadas na UEFA – 17 no total, uma a mais do que o mínimo exigido. A República da Irlanda seria eliminada pela Checoslováquia num “play-off” de classificação (as duas seleções jogaram após um sorteio), sobrando assim, 16 equipes na continuidade do torneio.

O primeiro jogo propriamente dito foi disputado no dia 28 de Setembro de 1958 no Estádio Central de Moscou – a URSS derrotou a Hungria por 3 a 1, tendo Anatoli Ilyin, aos 4min, marcado o primeiro gol da extinta URSS.

Este primeiro torneio durou 22 meses, entre 1958 e 1960, e teve a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como a primeira campeã


Compartilhe