Compartilhe

MANAUS – AM COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA. A obra “O legado dos 50 anos do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) e sua perspectiva para o futuro”, composta por cinco trabalhos desenvolvidos por economistas, pesquisadores, professores e escritores convidados, está disponível para consulta e download gratuito por meio do link: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4273.

A publicação, que marca as comemorações dos 50 anos da entidade, tem como objetivo contribuir, por meio do acesso livre, com pesquisas e leituras da sociedade em geral. “Esperamos que esta literatura acadêmica possa contribuir para o crescimento profissional dos interessados, de forma a ser um objeto de compartilhamento de informação e conhecimento agregado acerca dos temas abordados”, afirma a economista Michele Lins Aracaty e Silva, idealizadora e organizadora da obra.

A vice-presidente do Corecon-AM ressalta ainda que os artigos foram escritos com o intuito de cristalizar o legado dos 50 anos da entidade mas também de apresentar uma perspectiva futura sobre a contribuição do profissional economista para o desenvolvimento regional bem como para a economia do Estado do Amazonas.

Os textos seguiram uma estrutura completa de Resumo, Introdução, Revisão de Literatura, Aspectos Metodológicos, Análise de Dados e Resultado, Conclusão, Recomendações e Referências. Organizado dessa forma, possibilita ao leitor guiar-se através do sumário e ler cada capítulo de forma separada e na ordem que desejar ou for mais conveniente.

No primeiro capítulo, que tem como título: “O Economista 4.0 e sua Contribuição para o Desenvolvimento Regional”, o economista Max Fortunato Cohen aborda a pouca oferta de vagas de trabalho para economistas e apresenta novas possibilidades de atuação de mercado para esses profissionais. Destacamos que o trabalho apresentado pelo autor, fez uso da ferramenta de busca do LinkedIn como foco para a realização da pesquisa.

No segundo capítulo, intitulado: “A Educação como Fator de Desenvolvimento Regional: Considerações sobre a Região Norte do Brasil”, os economistas Michele Lins Aracaty e Silva e Leonardo Marcelo dos Reis Braule Pinto se debruçaram em discutir a relevância da educação como fator imprescindível para o desenvolvimento regional tendo como objeto de análise os indicadores socioeconômicos e educacionais da Região Norte do Brasil.

Já o terceiro capítulo, “A Educação Financeira como Ferramenta de Mobilidade Social”, assinado pela economista Arlene Gomes de Sousa e o consultor de negócios Fábio Alex Gomes dos Santos, aborda a discussão acerca da Educação Financeira alinhada à psicologia econômica e como a combinação pode contribuir efetivamente para o desenvolvimento econômico do país.

No capítulo seguinte, intitulado: “Rota da Biodiversidade: Alternativas para o Crescimento Econômico do Amazonas”, o economista Osíris Messias Araújo da Silva apresenta o seu artigo com o objetivo de investigar e propor diretrizes para o planejamento governamental em relação à incorporação do complexo da bioeconomia e seus derivativos como vetor de diversificação e ampliação dos macro-objetivos econômicos da Zona Franca de Manaus, enquanto modelo voltado à promoção do desenvolvimento econômico e social do Amazonas e da Amazônia Ocidental.

O último capítulo, “O Objetivo Lógico de Extrafiscalidade da Zona Franca de Manaus”, do economista Marcelo Souza Pereira, traz a problemática acerca dos aspectos extrafiscais da ZFM, uma vez que esta tem convivido de forma resiliente com vulnerabilidades e/ou intervenções que causam fragilidades aos investimentos produtivos realizados na Amazônia e põe em risco o mais importante programa de desenvolvimento regional.

O livro em formato e-book está disponível para download no link da editora: https://www.atenaeditora.com.br/post-ebook/4273 ou para leitura no perfil de publicações do Corecon-AM: https://bit.ly/50AnosCoreconAM .


Compartilhe